Neste campo pode seleccionar a tipologia da unidade espacial que serve de base à actividade dos inquiridores, de acordo com a informação fornecida pelo texto das inquirições.
Campo de pesquisa livre relativo ao topónimo da unidade espacial inquirida (Ex: Vermoim). Deve digitar o topónimo sem o respectivo orago, excepto quando a invocação de um determinado Santo corresponde ao próprio nome do lugar ou freguesia. Neste caso deve escrever o nome sem quaisquer abreviaturas (Ex: São Tomé e não S. Tomé).
Neste campo pode seleccionar o orago relativo à unidade espacial inquirida mencionado no texto das inquirições, de acordo com a sua grafia actual (Ex: Santa Eulália e não Santa Vaia ou Santa Ovaia).
Neste campo pode selecionar entre as circunscrições administrativas expressamente mencionadas no texto dos inquéritos (terras, julgados ou termos), a partir do respectivo topónimo.
Neste campo pode seleccionar entre as circunscrições eclesiásticas abrangidas pelas inquirições conduzidas durante o reinado de Afonso II. A organização eclesiástica subjacente é, por isso, a que se encontrava em vigor no primeiro quartel do século XIII e não a actual.
Neste campo pode seleccionar entre os distintos tipos de terras imunes ou senhoriais registados nas unidades espaciais inquiridas. As opções de pesquisa permitem ainda recensear as referências relativas à eventual existência de algum comprovativo da legalidade da situação.
Neste campo pode seleccionar entre as entidades passíveis de deterem, em exclusivo ou de forma partilhada, direitos de padroado em templos paroquiais, ermidas ou mosteiros.
Neste campo pode seleccionar entre as entidades passíveis de deterem, em exclusivo ou de forma partilhada, bens ou direitos localizados nas unidades espaciais de inquérito.
Neste campo pode seleccionar entre os diferentes tipos de bens localizados na área espacial de inquérito considerada.
Neste campo pode seleccionar entre os diversos tipos de direitos sobre a terra e sobre os homens, cobrados e/ou usurpados e/ou alienados na unidade espacial de inquirição considerada.
Neste campo pode seleccionar entre as diversas situações que conduziram à perda de bens por parte do monarca no território inquirido.
Neste campo pode seleccionar entre as diferentes tipologias de solvência devidos ao proprietário pela ocupação/exploração de bens.
Neste campo pode seleccionar entre as diversas tipologias de solvência de pagamentos de direitos.